terça-feira, 27 de abril de 2010

E é assim a vida nos hospitais públicos


No passado sábado fui com o meu pai três vezes (TRÊS VEZES!! TRÊS!!) às urgências do hospital aqui da zona. O meu pai tem uma hérnia inguinal. Descobriu há um par de meses, tem que ser operado e estava à espera de ser chamado para "ir à faca". No Sábado de manhã acordou com muitas dores no fundo da barriga e costas, tantas que a certa altura já quase nem conseguia caminhar (e o meu pai não é nada de se queixar, portanto, se se queixou ao ponto de querer ir ao hospital, a coisa devia estar mesmo feia para aqueles lados). Lá fui com ele às urgências e a médica que o atendeu "empurrou-lhe" a hérnia para dentro. O meu pai disse que sentiu um alívio imediato e veio-se embora como se nada fosse, apenas com a recomendação de não fazer esforços e de, caso a hérnia voltasse a sair, ele só teria que a empurrar para a voltar a pôr no sítio. E lá viemos embora felizes e contentes pensando que o problema estava resolvido, e que a única coisa que ele tinha que fazer era não se pôr a armar em Rambo.

Depois de almoço, o meu pai volta a sentir-se mal, tal e qual os mesmos sintomas que tinha tido de manhã. Achamos estranho e um bocado preocupados fomos de novo com ele para as urgências. Desta vez, atendeu-o outro médico, muito mal encarado que o despachou logo com aquela subtileza que alguns têm, dizendo "meu amigo, tem que aguentar até ser chamado para cirurgia... isto ainda não está para operar, e se a hérnia sair,. o sr. volta a pô-la no sítio. Se os outros põem, o sr. também  tem que pôr. E nada de fazer esforços" . Pronto, aguenta-te com esta e vai mazé pra casa que 'tas aqui a fazer número.

Vem o meu pai para casa, deita-se na cama (REPITO: DEITA-se!) e por lá fica um tempo. Entretanto, levanta-se e dá 2 passos para ir à casa de banho, e o que é que acontece?? Hã?? Poisss... a hérnia vooooolta a sair. A minha mãe lá andou de volta dele e com jeitinho conseguiu pô-la no sítio. Isto aconteceu mais uma vez...e nós só pensávamos "olha que bonito, o desgraçado não pode dar dois passos que a hérnia sai...e o médico a dizer que ele TEM QUE AGUENTAR!!"

OK! Já depois de jantar, o meu pai volta a sentir-se mal... RESULTADO: hérnia fora de sítio! A minha mãe, qual enfermeira, vai tentar pôr a bicha no sítio, mas não há maneiras de ela voltar para o lugar e, entretanto o meu pai vai-se contorcendo com dores. Um espectáculo lindo de se ver!!

Entretanto, eu e a minha irmã, já fartas daquela vida, arrastamos novamente o meu pai para a urgência. Desta vez esteve lá um tempão, porque nem os senhores doutores médicos estavam a conseguir pôr o animal no sítio. Teve que tomar uma medicação e estar com uma botija de água quente na barriga durante um tempo e, no fim, lá conseguiram finalmente resolver o assunto. Mais uma vez, o que lhe disseram os médicos?? "Meu amigo, TEM QUE AGUENTAR!!!!", que é como quem diz "Esta é a sua sina! Aceite-a!"

Agora eu pergunto: Como pode o meu pai fazer a sua vidinha, de trabalho e etc etc, com esta situação a acontecer 6 vezes (6 VEZES! SEIS!!!) num só dia?? E mais!....que complicações lhe pode isto trazer??

Pois é, meus amigos, não sabemos...e não queremos saber, porque entretanto o meu pai vai ser operado num hospital privado... porque se estamos à espera do público...ENFIM!!!!!!


1 comentário:

Olhos Dourados disse...

Bolas, isto não devia ser assim.=(